quarta-feira, 5 de junho de 2013

Felicidade do Empreendedorismo


(10 de Outubro de 2012 por Marco de Abreu)
Uma nova oportunidade para Portugal e para as pessoas que escolheram este território para viver:

Felicidade do Empreendedorismo

Empreender amando-se a si, à terra, à paisagem e às pessoas; estilos de vida que tem como ponto de partida a ideia que cada um de nós pode co-criar o seu futuro, aprendendo a estar bem consigo, com o 'outro', com o local onde habita, com a terra e a paisagem da sua comunidade, com toda a vida.
"Existe já um movimento de pessoas empenhadas em acções que “ à medida que se aprofunda a sua compaixão pela terra, escolhem resistir à tendência contemporânea de mudar constantemente para outro lugar (…) e resolvem, em vez disso, dedicar-se ao terreno que os reclamou, ir ao encontro da generosidade da terra com uma fidelidade indómita.(…) Essas pessoas não se aliam com a monocultura humana em constante expansão, nem com a visão abstracta de uma economia global, mas sim com a perspectiva muito mais sustentável de uma rede regionalmente diversa e interdependente de comunidades largamente autosuficientes – uma multiplicidade de culturas tecnologicamente sofisticadas, vernáculas, sintonizadas com a estrutura e pulsação de lugares particulares. (…) No entanto, a prática de realinhamento com a realidade dificilmente se pode permitir ser utópica. Não se pode basear numa visão nascida das nossas cabeças e depois projectada para o futuro. (…) Uma abordagem genuinamente ecológica não se esforça por atingir um futuro visionado, mas por entrar, cada vez mais profundamente, no presente sensorial. “

David Abram, “ A magia do sensível – percepção e linguagem num mundo mais do que humano”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2007, pp. 280-281.

(cortesia da Claudia Gomes)

Esta muito em linha com o sentir que tivemos nas palestras ONE Talks durante o mês de Junho: Portugal por outras perspectivas onde emergiu a ideia que os Portugueses estão de costas voltadas para as suas pessoas, territórios e paisagens - será uma fatalidade ou oportunidade ?

Sem comentários:

Enviar um comentário