quarta-feira, 5 de junho de 2013

Manifesto


(5 de Maio de 2012 por Marco de Abreu)


1. Acreditamos que o futuro não esta determinado e que cada ser humano, com a sua acção, pode construir o seu futuro. Pode escolher ser feliz (princípio antropológico).
  
2. Acreditamos que o empreendedorismo é um método, i.e., que as pessoas não nascem empreendedoras, antes aprendem a ser empreendedoras (princípio epistemologico).
3. Acreditamos que as pessoas não falham, os projectos é que falham. As pessoas aprendem e voltam a desenhar e a fazer (princípio cognitivo).

4. Acreditamos que cada pessoa só consegue mudar-se a si, que a mudança só pode ser desenhada por cada pessoa e que só ela pode tomar as decisões em cada contexto de acção (princípio da liberdade).
5. Acreditamos que qualquer pessoa que decida construir o seu futuro está a empreender e como tal consideramos todo o tipo de empreendedorismo, desde o auto-emprego até ao 'intrapreendedorismo', e em todas as áreas de intervenç\ao humana, seja económico, social, artístico, científico, filosófico ou espiritual (princípio holistico).
  
6. Acreditamos que para criar valor é necessário apenas usar os recursos que temos em cada momento e mostrar que conseguimos gerar valor, i.e., que há pessoas ou organizações interessadas na nossa proposta de valor (princípio metodologico).

7. Acreditamos que uma ideia (inovação) é 
indissociável dos seres humanos que a geraram e que acreditam nela, que o importante é processo de desenvolvimento da ideia , a sua materialização (enacting homem-conceito- acção) e que não há ideias boas ou más (princípio da inovação).

8. Acreditamos que a acção da pessoa deve considerar os seus múltiplos efeitos, sobre o planeta, as pessoas, as sociedades e sobre a ética (princípio da sustentabilidade) - partilhamos do framework apresentado pelo Otto Scharmer do Presencing Institute para avaliar uma ideia: (i) qual o impacto na 'terra e no solo' ? (ii) qual o impacto no 'bem estar e na felicidade' ? (iii) em que empodera a juventude ? (iv) como incorpora sistemas de governação dialógicos e cooperativos ?

9. Acreditamos que o método do empreendedorismo é colectivo, social e que se desenvolve numa ecologia que faz emergir uma consciência colectiva (princípio da ecologia).


Ecologia do empreendedorismo

É uma ecologia que integra a economia monetizada e a economia não monetizada, que se centra na pessoa, em cada pessoa individualmente, e que contempla 7 eixos de  desenvolvimento:  comportamento empreendedor, desenvolvimento de ideiasconhecimento científico (conhecimento explícito), experiência (conhecimento de quem já fez, conhecimento tácito), método empreendedor, financiamento () e serviços. O João Sem Medo Center posiciona-se no eixo dos serviços na economia não monetizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário