segunda-feira, 2 de março de 2015

Como se organiza o João Sem Medo ? ou a 'metáfora da reserva do futuro'

O presente post resume a palestras feita pelo Marco de Abreu no passado dia 13 de Fevereiro de 2015 com o tema 'Como se organiza o João Sem Medo ?'.

Dessa palestra emergiu a 'metáfora da reserva do futuro' que partilho de seguida.
Encanta-me nesta metáfora o facto de ser viva - veja-se o contexto em Metáfora.

Elementos de estrutura:

1. Rio - rio de informação - suportado por um grupo google organizadores-sem-medo onde participam todas as pessoas que organizaram, organizam ou querem organizar algo em nome do joão sem medo - informação é publicada por cada membro sem edição ou censura. Aberto a todos os membros do grupo. Fica accountable.

2. Carvalho no cimo do Monte - circulo de diálogo semanal - são convocadas todas as pessoas que tem acesso ao 'rio'; aparecem os que podem naquele dia; não há decisão neste diálogo. Deste diálogo emerge o que é invisível, a nossa estrutura de valores, o que nos une a todos e faz com que a nossa acção tenham o mesmo propósito sem que o mesmo esteja escrito em qq lado - é ele também orgânico.

3. Seres vivos da reserva - pessoas da comunidade e as equipas-que-fazem - são pessoas que estão na comunidade por sua escolha e que se auto-organizam, em torno do propósito comum para organizarem acções em nome do joão sem medo, sem que ninguém lhes mande fazer ou diga como fazer. São equipas que se lideram a si mesmas e empreendem.

4. Seres vivos experientes na reserva - pessoas da comunidade que já fizeram e tem muita experiência de alguns tipos de eventos e formatos e forma as equipas-que cuidam. São equipas que não fazem, antes cuidam de quem esta a fazer; não tomam iniciativa, facilitam, servem. São também auto-organizadas e seguem a ideia da 'liderança que serve'. É um elemento emergente e que ainda não se consegue definir bem.

5. Entrada na reserva - Módulo I do Recreio de Empreendedorismo - este elemento socializa as pessoas que entram na comunidade e introduz o principais elementos culturais. Ao presente é uma formação vivencial, baseada em diálogo de 10 dias. Mais de 2/3 das pessoas que estão no 'rio' fizeram em parte ou em todo esta formação. Note-se que é uma formação gratuita, logo aberta a quem quiser se juntar. Não há qq imposição. Ou seja, a entrada da reserva esta aberta. Os seres vivos que entram são os que sentem que a água e a alimentação desta reserva são os que lhes serve no presente. Não diz nada sobre os que não quiseram entrar, nem sobre os que entraram. É um elemento emergente e que ainda não se consegue definir bem.

6. Propósito da reserva - Propósito do João Sem Medo - este elemento começa emergir a partir dos trabalhos que estamos a fazer no módulo II do Recreio de Empreendedorismo. Junta as três competências do João Sem Medo, Desenvolvimento Humano, Liderança Colaborativa (a que resulta em Comunidades Resilientes) e Método Empreendedorismo e começa a dar consistência a uma acção no mundo (promover o empreendedorismo colaborativo, i.e., a capacidade das pessoas serem autenticas em contextos de comunidades, liderando e empreendendo como se pode ver nas organizações apresentadas em http://www.reinventingorganizations.com/). Em breve fazermos um post dobre este conceito que emerge na comunidade. É um elemento emergente e que ainda não se consegue definir bem.

Na imagem é o desenho que esta no canto inferior direito e que é o único que não foi feito pelo Marco, antes pela Filipa que o desenhou enquanto ouvia o Marco, representando o que ouvia. Não deixa de ser interessante observar que o elemento de estrutura 6 é o que resulta da acção combinada dos outros 5.

Abaixo podemos ver a imagem produzida na palestra e os seus elementos de estrutura.

A reserva fala do futuro, neste sentido é um laboratório social onde cada um de nós pode experimentar hoje, como gostava de operar no futuro, experimentar a sociedade que queria criar, primeiro para si, depois para um pequeno grupo e a seguir para...

No final da palestra seguiu-se um diálogo do qual emergiu a seguinte nuvem de palavras:
unidade, ser, novo, diversidade, modo de ser, ser vivo, 'espaço', laboratório social, liberdade, experimentar, desafiar, transparência, respeito, autenticidade, bem estar, escolha, confiança, esperança, dar, sem tempo, coração aberto, ouvir, deixar fluir, incluir, amor, multicor, espalhar a mensagem, pontes, ligações.







Sem comentários:

Publicar um comentário