quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Metáfora da 'pessoa empreendedora'

Por Marco de Abreu

Cada pessoa é constituida por membros superiores (braços e mãos), membros inferiores (pernas e pés) e um corpo (cabeça e tronco).

No corpo, reside a nossa mente, o nosso coração, as nossas dimensões mais interiores. Nas mãos a nossa acção, o fazer. Nos nossos pés o equilíbrio, a sustentação, o nosso apoio.

A proposta do João Sem Medo pode ser entendida usando estas três partes:

- O 'Desenvolvimento Humano' visa suportar a jornada de cada pessoa que empreende, o desenvolvimento da sua dimensão interior, integrando mente e coração, construindo um sentido espiritual para a sua existência. O nosso corpo é essa capacidade de desenvolvimento humano.

- As 'Comunidade Resilientes' são onde os nossos pés assentam. A acção do empreendedor tem sempre como destino a sua comunidade, seja local ou global (leia-se o sítio onde colocamos os nossos pés, seja o nosso bairro ou a empresa onde trabalhamos). É lá que estão os recursos, os clientes, os parceiros, i.e. todas as pessoas com quem vamos interagir. Na cabeça de um empreendedor está sempre uma ideia de comunidade, veja-se os exemplos do do Gandhi (cada pessoa poder obter o seu sal) e do Bill Gates (um computador em cada secretária). Os nossos membros inferiores é essa capacidade de tornar resiliente as nossas comunidades.

- O 'Método do Empreendedorismo' é a forma como cada pessoa utiliza as suas mãos para mudar a comunidade, de acordo com quem é e com o sentido que faz do Mundo, ajudando a mudar o Mundo (conjunto de todas as comunidades). Os nossos membros superiores são a capacidade de usar o método do empreendedorismo.

A pessoa que empreende é a que usar o seu corpo, mãos e pés de forma integrada. É a pessoa que se cumpre, e ao se cumprir, muda o Mundo a sua volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário